sexta-feira, 11 de abril de 2008

Seu parente mais distante

Olhe bem para a criatura ao lado, depois se olhe no espelho. Qualquer semelhança entre vocês dois não é mera coincidência.

Um recente estudo, capa da Nature da edição 452, acaba de divulgar a mais completa e atualizada árvore filogenética da vida animal e com ela novas revelações sobre as relações entre diversos grupos. Sem dúvida alguma o achado mais interessante é que os Ctenóforos, águas-vivas-de-pente, foram o primeiro grupo do reino Animalia (Metazoa) a divergirem e tomarem seu próprio rumo evolutivo. Isso significa que ao contrário do que se pensava anteriormente, os Ctenóforos são o ancestral comum mais próximo de todos os animais multicelulares e não os Poríferos, esponjas, como se pensava anteriormente.

O mais interessante desta descoberta, é que não era esperado que animais relativamente tão complexos como os Ctenofóros, estivessem na base da árvore filogenética animal. Fato que implica em duas possibilidades bastante interessantes: 1 - os Ctenóforos evoluiram sua complexidade separadamente dos outros grupos animais, ou 2 - os Poríferos são produto de uma "simplificação"de grupos mais complexos. Esta última possibilidade seria um notável exemplo de que a evolução nem sempre tende à complexidade, ou ao "progresso", como alguns gostam de dizer. Outra interessante conclusão é que o "jeito água-viva de ser" surgiu mais de uma vez na história evolutiva do planeta, dando origem a dois grupos bastante similares mas, ao mesmo tempo não aparentados: Ctenophora e Cnidaria.

Além de novas informações sobre as origens dos animais o estudo apresenta também outras descobertas e reforça algumas relações consideradas relativamente polêmicas, como o posicionamento dos Onicóforos, vermes-de-veludo, como grupo irmão dos Artrópodes e não dos Tardigrados. (foto: Casey Dunn)

Referência:
Dunn et al. (2008) Broad phylogenomic sampling improves resolution of the animal tree of life.Nature 452: 745-749.

Nenhum comentário: