quinta-feira, 10 de abril de 2008

Bizarrices zoológicas

Essa parece ser a semana das bizarrices zoológicas. Se não bastasse a divulgação da redescoberta de, Barbourula kalimantanensis (veja a foto), uma espécie de anfíbio da Indonésia que não possui pulmões, realizando trocas gasosas somente pela pele; agora aparece o pica-pau-malhado, Dendrocopos major, da foto acima, fotografado se alimentando em um jardim em North Yorkshire, Inglaterra.

Segundo alguns ornitólogos que examinaram a ave ela possui uma grande deformidade no bico, que é cerca de 120% maior do que seria esperado para um indivíduo normal da espécie. O interessante é que na maioria das espécies de aves esse "defeito de fabricação" não permitiria que o indivíduo afetado sobrevivesse por muito tempo devido a eventuais dificuldades na hora de se alimentar. Pica-paus, no entanto, possuem uma lingua geralmente 3 vezes maior que o tamanho do bico, a qual é utilizada como um tipo de "arpão"na hora de retirar larvas de insetos de cavidades em troncos de árvore, o que possibilitaria que o "bicudo" da foto ainda tivesse lingua suficiente para conseguir se alimentar.

A foto abaixo é da ponta da lingua de um pica-pauzinho-avermelhado, Veniliornis affinis, repare nas estruturas semelhantes a farpas que ajudam na hora de desentocar as larvas de insetos. (foto D. major: Bob Morton/swns.com)

Nenhum comentário: