sexta-feira, 16 de maio de 2008

Nem índios, nem arrozeiros. Os verdadeiros donos da Raposa-Serra do Sol

Muito se tem noticiado recentemente sobre o conflito envolvendo índios, rizicultores e a demarcação da Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, na região nordeste de Roraima.

De um lado, índios criadores de gado e garimpeiros, do outro, plantadores de arroz "desplantadores" de matas ciliares. O Supremo Tribunal Federal ainda não tomou a decisão sobre quem tem direito sobre a terra, mas embora ainda não se saiba quem sairá vitorioso desta disputa, já é possível prever, ornitologicamente falando, quem vai "pagar o pato": o Lavrado e sua biodiversidade única.

O Lavrado, ou Savanas de Roraima-Rupununi, é um ecossistema de campo que existe apenas no nordeste de Roraima e no sudoeste da Guiana. A paisagem aberta com árvores esparsas e os rios protegidos por mata ciliares lembra bastante o Cerrado, mas o Lavrado possui diversas características únicas, incluindo sua biodiversidade.

As matas de galeria que seguem alguns dos rios que cortam o Lavrado são o único hábitat de um simpático passarinho, o joão-de-barba-grisalha, Synallaxis kollari, (foto abaixo). A espécie, descrita a partir de cinco exemplares coletados em 1832 pelo grande naturalista Johann Natterrer, passou mais de 100 anos sem registros até ser redescoberta na década de 1950. (foto: Arthur Grosset)


Estudos recentes sobre a biologia e distribuição de Synallaxis kollari, confirmaram que a espécie é endêmica das matas de galeria do Lavrado. Se não bastasse sua distribuição bastante restrita, o que torna a espécie naturalmente vulnerável, a destruição de boa parte de seu hábitat também é uma grande ameaça a conservação do joão-de-barba-grisalha, o que fez com que a espécie fosse incluída na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção da IUCN.

Com a demarcação da Raposa Serra do Sol, boa parte da área de ocorrência do joão-de-barba-grisalha passará a estar dentro da Terra Indígena. Mito do Bom Selvagem a parte, resta saber se os índios que clamam direito a terra por ali terem chegado primeiro saberão respeitar aqueles que por ali estão há muito mais tempo...

Para saber mais:

João-do-lavrado / O ECO

Área indígena salvará pássaro de sumir do mapa / Folha de São Paulo

Synallaxis kollari Factsheet / BirdLife International

Raposa-Serra do Sol / Série de Reportagens Especiais do Jornal da Globo

Nenhum comentário: