segunda-feira, 28 de abril de 2008

Frango-d'água-azul

Algumas prioridades momentâneas, como a produção de uma síntese sobre tudo o que se sabe sobre aves marinhas da costa norte do Brasil, juntamente com compromissos acadêmicos, têm me impedido de dedicar a atenção que eu gostaria ao Caapora nesta última semana.

Enquanto não me surge tempo para postar algo com mais conteúdo, segue um close de um belo frango-d'água-azul (Porphyrio martinica), um dos mais coloridos habitantes dos brejos e áreas alagadas de todo o Brasil.

Falando em criaturas magníficas, semana que vem começa aqui no Caapora uma série de postagens sobre alguns animais fantásticos que não faz muito tempo vagavam pela América do Sul. Você vai querer voltar no tempo, aguarde ...

2 comentários:

Marcus V. Locatelli disse...

Oi Luciano.
Sei o que quer dizer com "perder da noção do tempo" quando nos deparamos com alguma criatura fenomenal, lembro de uma passagem minha, para os lados de Manhuaçu/MG, quase no pé do Pico da Bandeira, em uma expedição me deparei com um bando de Tangara seledon, ave que almejava ver, ao vivo, desde os meus tempos de criança. Dentre outras tantas ocasiões. Tenho uma simpatia especial pelos psitacídeos.
Abraços

Marcus V. Locatelli disse...

Queria comentar, como o Sick diz em um dos seus livros, se não me engano, Ornitologia Brasileira, os Teresina viridis realmente tornam-se comuns aqui em Viçosa na época de frutificação das magnólias, é impressionte o tamanho dos bandos, voando baixo e deixando as pessoas se aproximarem.
Aqui um amigo achou uma Strix huhula atropelada, breve publicará acerca de sua ocorrência.
Tem uma espécie de papagaio que não consigo identificar, menor, de hábito solitário, "piado" fino e com as plumas na região lombar azuladas...
abraços