sexta-feira, 2 de maio de 2008

A Lula-Colossal Mais Colossal

As coisas acalmaram um pouco por aqui e finalmente consigo tempo para postar coisas de mais conteúdo no Caapora. Prometo que essa semana será mais informativa que as duas últimas.


Na última segunda-feira, cientistas neozelandeses começaram o processo de descongelamento de uma gigantesca lula-colossal, Mesonychoteruthis hamiltoni, acidentalmente capturada por um barco de pesca em fevereiro de 2007 na Antártica. (foto: Departamento de Pesca da NZ)

Com 8 metros de comprimento e cerca de 450 quilos, o espécime, que está sendo minuciosamente analisado por uma equipe de cientistas, é considerado a lula-colossal mais colossal já capturada.

As análises estão apenas começando, mas algumas descobertas fascinantes já estão sendo divulgadas. A primeira, é que com um olho de cerca de 28 cm de diâmetro a lula-colossal examinada possui o maior olho de todo o reino animal. O que é extremamente útil no seu ambiente natural a 1000 metros de profundidade.

Outra constatação interessante é que nas profundezas do oceano podem ser encontrados indivíduos ainda maiores que o que está sendo estudado. Esta suposição pode ser feita através do tamanho do bico da lula estudada, que com "apenas" 4.25 cm é menor que outros já encontrados no estômago de algumas baleias-cachalote, Physeter macrocephalus, um dos principais predadores das lulas-colossais. (foto: Marty Melville)


Para aqueles que gostam de frutos do mar cabe ainda ressaltar um interessante dado gastronômico, com esta lula-colossal você poderia fazer anéis de lula do tamanho de pneus de trator! No entanto, segundo alguns cientistas que já experimentaram a iguaria, o gosto não é lá dos melhores.

Para saber mais:

Colossal Squid Caught off Antarctica / National Geographic

Colossal Squid Thawing; Hints at Even Bigger Beasts / National Geographic

Colossal Squid has Glowing "Cloaking Device", Huge Eyes / National Geographic

Colossal Squid Eyes Are Biggest (video) / National Geographic

Um comentário:

Carlos Hotta disse...

Quem será que resolveu experimentar lulas colossais? Qual foi a frigideira que eles usaram para fritá-la?