sexta-feira, 23 de maio de 2008

Brasil Lidera Ranking Mundial de Aves Ameaçadas de Extinção

Na última segunda, foi divulgada a atualização da Lista Mundial de Aves Ameaçadas de Extinção. O trabalho, que foi coordenado pelas ONGs BirdLife Internacional e IUCN, aumentou para 1226 o número de espécies de aves que correm risco de extinção, cinco espécies a mais que na lista do ano passado e que corresponde a quase 13% de todas as espécies de aves conhecidas. Além da inclusão de novas espécies, diversas outras, que já constavam na lista, tiveram sua categoria de ameaça modificada.


A nova lista revelou que diversas espécies podem ser extintas em um futuro próximo por alteraçãoes ambientais causadas pelo aquecimento global, como secas prolongadas e mudanças climáticas extremas. Nessa situação encontram-se várias espécies de maçaricos e batuíras que nidificam na tundra ártica.


Com 141 espécies de aves presentes em alguma categoria de ameaça, o Brasil lidera o ranking dos paises com o maior número de espécies ameaçadas, seguido por Indonésia, Peru, China e Filipinas. Abaixo estão listadas as espécies de aves com ocorrência no Brasil que sofreram alguma modificação ou foram recentemente incluidas na última lista.

Diomedea dabbenena: passou de "Em Perigo" para "Criticamente em Perigo".

Pterodorma incerta: passou de "Vulnerável" para "Em Perigo".

Aratinga solstitialis: incluída na categoria "Em Perigo"

Clytoctantes atrogularis: passou de "Em Perigo" para "Vulnerável"

Cercomacra carbonaria: passou de "Vulnerável" para "Quase Ameaçado"

Synallaxis kollari: passou de "Vulnerável" para "Em Perigo"

Sporophila americana: retirado da lista


Para saber mais:
The IUCN Red List 2008: Climate Change and Continental Drift / BirdLife International


Um comentário:

Daniela Lima disse...

Bem, é uma liderança muito triste e alarmadora a nossa!!
Quando uma espécie desaparece sabe-se que os recursos para que ela necessitava para se desenvolver reproduzir estavam escassos ou inexistentes (água, alimentação, teritório, entre outros fatores). Se esta faltando p ela, brevemente irá nos faltar tb!
Tirando isso, o papel que ela desempenhava na cadeia alimentar, ficou vago, um ele se perdeu...a função q ela exercia seu nicho ecológico, não existe mais, as consequências disso, só saberemos mais tarde, talvez tarde demais p gente!!
abs