sexta-feira, 25 de abril de 2008

Rolf Grantsau, uma espécie ameaçada de extinção

A edição desta semana do O Eco traz uma merecida reportagem/homenagem sobre um dos últimos representantes de uma espécie que pode ser considerada criticamente ameaçada de extinção graças a imposição do atual "sistema" científico de "sabermos cada vez mais sobre cada vez menos".

Rolf Grantsau, alemão de nascimento, mas a 45 anos vivendo no Brasil, é considerado um dos maiores naturalistas vivos do mundo. Seu conhecimento seria capaz de encher livros e mais livros tratando sobre assuntos que vão desde conchas do pacífico a cobras venenosas brasileiras.

A grande paixão de Grantsau, no entanto, parece ser mesmo as aves. O seu livro, "Guia Completo das Aves do Brasil", que se encontra em fase final de produção, é atualmente a obra mais aguardada dentro da ornitologia brasileira. (foto: Fábio Schunck)

Um comentário:

Plinio disse...

Conheci Rolf quando trabalhei na Mercedes-Benz do Brasil entre 1971-83, e confesso que nunca entendi bem essa fixação em beija-flores, que ele não apenas estudava como caçava para incluir em sua coleção de aves taxidermizadas, entre elas algumas em extinção, que ao meu ver deveriam ter sido fotografadas e deixadas em paz, e não abatidas para completar uma gaveta num armário esquecido num canto qualquer, sob a justificativa de captação de detalhes biométricos para publicação neste livro citado e que já na década de 70 estava "para ser publicado".