domingo, 13 de abril de 2008

14 novas espécies em menos de 30 dias!!!

26 pesquisadores de várias instituições científicas acabam de concluir um grande trabalho de inventariamento das espécies de vertebrados da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins. Com aproximadamente 716 mil hectares, esta unidade de conservação, localizada na divisa dos estados da Bahia e Tocantins, é uma das maiores do bioma Cerrado.

Durante quase um mês de expedição os pesquisadores registraram 30 espécies de peixes, 40 de anfíbios, 52 répteis, 61 mamíferos e 259 de aves. Nesse total estão incluídas diversas espécies ameaçadas, como a arara-azul-grande, Anodorynchus hyacinthinus, o inhambu-carapé, Taoniscus nanus, e o raríssimo pato-mergulhão, Mergus octosetaceus.

Como bem disse o amigo Luís Fábio Silveira, do Departamento de Zoologia da USP e coordenador da parte ornitológica da expedição, "Esse tipo de levantamento é imprescindível para aumentar nosso conhecimento básico sobre a biologia das espécies. A partir dele, podemos obter dados sobre a anatomia, a biologia reprodutiva, o ciclo de vida e a alimentação das espécies, o que nos auxilia em futuros programas de conservação"

A expedição serviu também para mostrar o quão desconhecia é ainda a fauna brasileira. Entre as 440 espécies de vertebrados registradas na EE Serra Geral do Tocantins os pesquisadores estimam que possam existir 14 espécies ainda não descritas pela ciência, incluindo uma espécies de mamífero e uma de ave.

A foto abaixo é de um lagarto do gênero Bachia, uma das novas espécies descobertas durante a expedição. (foto Miguel Rodrigues).


Para saber mais:
Expedição descobre novos vertebrados no cerrado / Ciência Hoje On-line

Pesquisa descobre novas espécies de vertebrados no Cerrado
/ Conservation International do Brasil

Um comentário:

Carlos Hotta disse...

Opa! Estou curtindo bastante o seu blog! Continue escrevendo!